D. Nuno Álvares Pereira, o CONDESTÁVEL.
"Em 1385, num clima de enorme agitação, D. Nuno Álvares Pereira foi escolhido pelo Mestre de Avis para ser o Condestável de Portugal, isto é, para chefiar o exército português. D. Nuno que, sendo nobre, se pôs ao lado do povo e da burguesia contra o rei de Castela tinha aprendido desde pequeno a arte da guerra, mas tinha qualidades que faziam dele um herói: era destemido, atrevendo-se a enfrentar situações arriscadas e perigosas; era um líder respeitado e amado, pois punha-se ao lado dos seus homens, caminhando com eles, lutando ao lado deles; era ponderado, retirando-se frequentemente para pensar, para se encontrar consigo próprio e com Deus; era um estratega genial, não só porque conhecia bem as tácticas militares mais avançadas do seu tempo, mas porque as adaptava ao terreno, surpreendendo o inimigo.
Mas, D. Nuno Álvares Pereira era também um homem bom e extremamente humano. Terminada a batalha, ficava entre os feridos, tratando e amparando não só os seus soldados, como os do exército contrário. Isto numa época em que os inimigos feitos prisioneiros não tinham quaisquer direitos ou protecção.
A certa altura da sua vida, distribuiu os seus bens, que eram muitos, pelos seus companheiros de armas e, mais tarde, os seus títulos e terras pelos netos. E retirou-se, já viúvo, para o Convento do Carmo, onde dedicou o resto da sua vida à oração, à penitência e a servir os pobres.
Foi lembrado ao longo dos séculos, pelos portugueses, como "o Santo Condestável", alguém que aliou a acção à reflexão, a bravura, à bondade, a coragem ao companheirismo, a luta por valores e causas nobres ao serviço religioso e ao amor fraterno.
A 26 de abril de 2009, quase 600 anos depois da sua morte, em 1431, a Igreja Católica canonizou-o, declarando-o santo."
DESAFIO: Heróis de ontem e de sempre!
Após leres o texto, responde num comentário à seguinte questão:
1. Haverá razões para considerar herói Nuno Álvares Pereira, ele que agora é considerado santo? Justifica a tua resposta.
BOM TRABALHO :) !
Deixo aqui alguma bibliografia que te pode ser útil.
e divertido
ResponderExcluirSim.
ExcluirAnita Botelho
Sim,porque ele estava sempre ao lado do povo e contra o rei de Castela.Tinha qualidades que faziam dele um herói: não tinha medo de enfrentar situações arriscadas e perigosas.Todo o povo gostava dele considerando-o o seu líder e respeitando-o. Lutava com os seus homens,caminhando com eles,era ponderado,retirando-se frequentemente para pensar, para se encontrar consigo próprio e com Deus. Era um estratega genial,não só porque conhecia bem as tácticas militares mais avançadas do seu tempo, mas porque as adaptava ao terreno.Era justo,simples e ajudava os pobres.
ResponderExcluirPatrícia Fonte
Sim, porque ele estava sempre do lado do povo e contra o rei de castela. Ele tinha muitas qualidades que faziam dele um herói: era um bom lutador, conhecia bem as tácticas mais avançadas do seu tempo, adaptando-as ao território, supreendendo o inimigo. Mas, D. Nuno Álvares Pereira era também um homem bom e extremamente humano.
ResponderExcluirTerminada a batalha ele ficava entre os feridos, tratando e amparando os seus soldados como também os do exército contrário.
Ângela Gonçalves
Sim porque ele estava sempre do lado do povo contra o rei de castela. Ele era um homem com muitas qualidades o que fazia dele um verdadeiro herói. Tinha estrategias de luta fantasticas e ate ha uma mais conhecida que tem o nome de a tecnica do quadrado.
ResponderExcluirMas o que fazia dele um verdadeiro herói era que no final de todas as batalhas ele ficava com os feridos e cuidava-os, tanto os do seu exercito como os do exercito contrário.
Maria Carvalho
Sim,porque ele estava sempre ao lado do povo e contra o rei de Castela.Lutava com os seus homens,caminhando com eles.Ele tinha muitas qualidades que faziam dele um herói: era um bom lutador, conhecia as tácticas que ajudava-o a lutar melhor....
ResponderExcluirAnita Botelho
ExcluirSim pois foi ele que esteve sempre do lado do povo, não do lado do rei de catela. Tanto que até ficava com os feridos depois da da guerra como com o sofrimento dos que morreram.
ResponderExcluirJoana Pedrosa
Eu concordo com o facto de D. Nuno Álvares Pereira ser santo porque foi obediente e temente a Deus, humilde e caridoso.
ResponderExcluirEle pode ser considerado figura de Cristo pelas virtudes acima enunciadas e pelo amor que demonstrou, não só aos seus amigos, mas também aos seus inimigos.
D. Nuno Alvares Pereira é santo porque era Bondoso
ResponderExcluirVitor Hugo Costa Esteves Fernandes