O desafio que se segue é da responsabilidade das alunas: Maria João, Margarida Pereira, Joana Pedrosa e Ângela Gonçalves. Desafio este, que é fruto do bónus que obtiveram, por terem feito um ótimo trabalho nos desafios do mês de março.
TRATADO DE TORDESILHAS
Como sabes, D. João II, em 1494, após saber que Cristóvão Colombo, chegou às ilhas da América Central, assinou com o rei de Castela o TRATADO DE TORDESILHAS, sabendo que essas ilhas poderiam vir a ser suas.
VIAGEM DE CRISTÓVÃO COLOMBO
Ele dividiu o mundo em duas partes: uma parte era dos espanhóis e outra era dos portugueses.
DIVISÃO DO MUNDO SEGUNDO O TRATADO DE TORDESILHAS
DESAFIO: Se fosses D. João II dividias o mundo com o meridiano vertical ou farias de outra forma? Como é que o governarias?
Faz um pequeno comentário onde expresses a tua opinião.
Como sabem foram selecionadas quatro alunas (que responderam sempre ou grande parte das vezes aos desafios colocados aqui no Blogue durante o mês de março), para receberem um BÓNUS pela sua excelente e ativa participação no Blogue. O conteúdo desse bónus (como tiveram conhecimento na passada aula de terça-feira), será, as alunas selecionadas poderem elas mesmas colocar aqui no Blogue um desafio para a turma.
O que andarão elas a tramar :D??
Parabéns também a todos os que têm completado grande parte dos desafios e não foram selecionados desta vez, continuem a fazer um BOM TRABALHO!
O instituto Camões disponibiliza livros em formato digital " A aventura dos Descobrimentos", que se podem ler e ouvir no ecrã de um computador. Uma Coleção original do Jornal Expresso com 12 volumes, que abrangem as principais etapas dos descobrimentos portugueses. Esta iniciativa permite-vos, aprender de forma lúdica a História de Portugal.
1. À conquista de Ceuta; 2. Madeira, terra à vista; 3. Açores, as nove ilhas do Atlântico; 4. Bojador, o fim do mundo; 5. Andando pela costa de África;. 6. Das Tormentas à Esperança; 7. Os donos do mundo; 8. Índia, terra das cores e dos sabores; 9. Brasil, a terra de Vera Cruz; 10. Japão, terra do Sol Nascente; 11. Rota da Índia; 12.Os portugueses, Macau e a China.
Faz a leitura de um dos livros (que encontras em formato digital no link acima indicado) e faz um comentário onde refiras: o livro que escolheste; se foi uma mais valia para o teu estudo ou não; De que assunto tratava o livro (pequeno resumo).
Parabéns à Ângela Gonçalvese à Maria João Carvalho que não falharam nenhum desafio durante o mês de março, sendo assim, as primeiras alunas selecionadas para o Bónus.
Parabéns também à Margarida Pereira e à Joana Pedrosa, tendo respondido cada uma, a três dos quatro desafios colocados, estando assim também selecionadas para o Bónus! O conteúdo do Bónus será revelado na sala de aula na próxima terça-feira :)...
A partir da conquista de Ceuta (1415), e da descoberta do Arquipélago da Madeira (1418/19), inicia-se a Expansão Portuguesa, que nos leva a conhecer novas terras e ao contato com outros povos e culturas.
Com as descobertas atlânticas, os navegadores vão ultrapassando o medo do desconhecido. A passagem do Cabo da Boa Esperança mostra que mar e terra continuam e que não há abismos nem monstros a afundar embarcações. Ao passarem o Cabo da Boa Esperança os Portugueses provam que é possível a comunicação entre o Atlântico e o Índico, o que vai permitir a chegada de Vasco da Gama à Índia, por mar.
DOC. 1 - O Cabo da Boa Esperança
" Ora foram tão grandes as tempestades que os nossos padeceram em dobrar o cabo, que a cada passo perdiam esperanças de salvamento: donde veio porem-lhe o nome de Cabo das Tormentas. (...) Logo que ao Senhor Rei D. João foi explicado o feito ficou tão alvoroçado que dava por aberta a estrada para a Índia; e comovido do feliz acontecimento, lhe impôs o nome de Cabo da Boa Esperança."
D. Jerónimo Osório, "vida e feitos de El-rei D. Manuel"
O Cabo da Boa Esperança localiza-se no extremo sul do continente Africano. Foi atravessado pela primeira vez em 1488 pelo navegador português Bartolomeu Dias.
Fernando Pessoa dedicou-lhe um poema chamado "O Mostrengo", o poema simboliza, claro está, o medo do desconhecido (o "mostrengo") que os navegadores portugueses tiveram que vencer. Podes ouvir o poema no link abaixo:
Dos alunos que responderam sempre ou a maioria das vezes aos desafios colocados no Blogue durante o mês de março, serão selecionados (pelo número de desafios a que responderam) quatro, que terão um BÓNUS :)!
A seleção será feita e revelada na próxima quarta-feira, dia 10 de abril, até lá os alunos que ainda não responderam a todos os desafios têm mais uma oportunidade de o fazer.